Home > Sessões Especiais > Câmara Municipal marca encerramento do mês de aniversário da cidade com homenagens a cidadãos matenses

Para marcar o encerramento do mês de aniversário de Mata de São João, a Câmara Municipal realizou sessão solene para entrega da Comenda Garcia D’Ávila a pessoas da cidade que se destacam pelos serviços prestados em diversas áreas.

Com plenário lotado, ao todo 17 pessoas indicadas pelos vereadores foram homenageadas. Homens e mulheres da sede, zona rural e litoral que se sentiram prestigiados pela Casa Legislativa do município. Gente como o senhor Ulisses Santana, morador de Praia do Forte. “Recebi com muito prazer e alegria na vida. Como músico, artesão e pescador, esse é um reconhecimento que agradeço a Deus em primeiro lugar e depois ao vereador Alexandre Rossi”, disse ele.

A comunidade japonesa e sua contribuição cultural para a cidade também foi lembrada. “Quero agradecer reconhecimento de nossa comunidade nipo-cultural de JK, desde 1959 colônia japonesa esta aí, para promover a agricultura e manter viva nossa tradição. Abrimos estradas com enxadeta e agradeço apoio das autoridades a mim e a comunidade. Agradeço pela Comenda Garcia D’Ávila e por estar representando a Associação Nipo-Brasileira de JK”, disse o senhor Hiromassa Nakahara que reside há 57 anos na cidade.

Entre as mulheres homenageadas estava dona Edelvira Santana, mais conhecida como Nenzinha do Acarajé. “Quero agradecer a Deus por esse grandioso dia e por essa oportunidade que a Câmara me deu reconhecendo minha luta como mulher negra, de religião de matriz africana e mãe solteira sempre presente nos eventos culturais da minha cidade”, agradeceu ela.

O evento também foi marcado por apresentações artístico-culturais envolvendo maculelê e capoeira, sob a liderança do professor Big da comunidade de Pau Grande, no litoral matense  e  o musical do Projeto Bate Late desenvolvido pelo professor André Luiz no Amado Bahia.

A entrega da Comenda Garcia D’Ávila foi instituída em abril de 2017, por iniciativa do presidente da Câmara, vereador Agnaldo de Lulu. Este ano foi realizada pela terceira vez e sempre é concedida no mês de aniversário de Mata de São João.

“Iniciamos esse mandato em 2017 e tivemos a honra de ter a ideia desse projeto fantástico, e está aqui hoje a concretização. Porque no último dia do mês? É uma forma da gente continuar lembrando o quanto nossa cidade é maravilhosa, é importante e o quanto devemos amar e cuidá-la acima de tudo e de todos. Parabéns a todos os homenageados, indistintamente, todos que tem um papel fundamental e que merecem que a gente copie e absorva o máximo possível. Essa noite marca mais uma vez a história dessa Câmara Municipal”, disse o presidente Agnaldo de Lulu no encerramento da sessão solene.