Home > Sessões Ordinárias > Vereadores ouvem demandas da comunidade e apresentam indicações durante 1ª Sessão Itinerante do ano em Praia do Forte

A Vila de Praia do Forte vivenciou um final de tarde diferente nesta terça-feira (14/05) ao receber a 1ª Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Mata de São João, neste ano de 2019.

A sessão foi realizada no Clube dos Pescadores e contou com a participação de praticamente todos os vereadores matenses, a única exceção foi o vereador Tiago de Zezo (PT) que está de atestado médico.

Na pauta 18 indicações foram apresentadas, sendo três dos vereadores Elcio Ramayana (Elcinho), Zé do Relógio, Paulo Antunes (Paulo Bolinha), Alexandre Rossi e Bira da Barraca, duas do presidente da Câmara Agnaldo de Lulu, uma de Paulo Henrique e uma em nome de todos os vereadores, solicitando construção de sanitários públicos em Praia do Forte.

Entre as indicações dos parlamentares também estavam:

* Pedido de melhoria do calçadão à beira da praia em Praia do Forte (Paulo Henrique)

*Substituição do ponto de ônibus na entrada do Areal (Zé do Relógio)

*Colocação de um ponto de ônibus na entrada do Foz Imbassaí  (Zé do Relógio)

*Delimitação do espaço físico na Vila de Praia do Forte para prática da capoeira (Agnaldo de Lulu)

*Manutenção da Lagoa Timenatube e do Parque Municipal Klaus Peters em Praia do Forte (Agnaldo de Lulu)

*Construção de uma policlínica estruturada para o litoral  (Paulo Antunes – Paulo Bolinha)

*Cobertura da quadra poliesportiva de Praia do Forte    (Paulo Antunes – Paulo Bolinha)

*Recuperação do imóvel onde funciona a sede da colônia de pescadores de Praia do Forte com colocação de alicerce e proteção e novo telhado   (Paulo Antunes – Paulo Bolinha)

*Construção de ciclovia de Praia do Forte até Imbassaí  (Alexandre Rossi)

*Requalificação da Alameda da Lua e de todos os becos de Praia do Forte com paisagismo, pintura e sinalização   (Alexandre Rossi)

*Construção de Centro Cultural em Praia do Forte  (Bira da Barraca)

*Pavimentação das transversais da ladeira do Açuzinho e Baixada (ladeira do Jean) (Bira da Barraca)

*Pavimentação da área do tanque de Praia d Forte até a localidade de Pau Grande, via Sapiranga  (Bira da Barraca).

Na ordem do dia três projetos foram apreciados, sendo eles:

*Projeto de Lei nº 009/2019 de autoria do Executivo criando o cargo de Arquiteto e Urbanista na estrutura da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

*Projeto de Lei nº 011/2019 de autoria do Executivo, criando nova Zona Industrial na sede do município. Este aprovado por unanimidade em primeira e única discussão e votação.

*Projeto de Lei nº 012/2019 de autoria do vereador Zelito que denomina Adirosvaldo Soares Pinheiro, o campo de Fut-7 da Escola Municipal Célia Goulart.

Em seguida foi aberto espaço para o público presente falar sobre as principais demandas da comunidade. Três moradores se manifestaram.

Anderson Santana falou entre outras coisas, sobre a questão das drogas que vem afetando inclusive os jovens da localidade e sobrea precariedade nos transportes públicos.

Senhor Valdir apontou as dificuldades no acesso a ambulâncias e também a falta de empregos “Quando tem vaga de emprego aqui, 80% são de fora e oportunidade para os nativos daqui não tem”.

Já Rosangela Nunes lamentou a falta da presença feminina na Câmara Municipal e ressaltou a importância de cada cidadão cumprir com o seu papel na sociedade em que está inserido.

Depois todos os vereadores fizeram uso da palavra e nos três minutos concedidos a cada um deles, questões como infraestrutura, saúde pública e meio ambiente foram abordadas.

A sessão durou pouco mais de uma hora e o publico presente queria mais. Seguindo o regimento da Câmara, o presidente encerrou a sessão e se colocou a disposição junto com os demais vereadores para continuar ouvindo as demandas da população local.

Esta foi a segunda vez que a localidade sediou esse evento legislativo, a primeira Sessão Itinerante em Praia do Forte foi em 2005, quando surgiu o projeto existente há 14 anos.