Home > Vereadores > Em decisão inédita Câmara Matense derruba veto do prefeito e garante reajuste dos universitários

Na manhã desta quarta-feira (27/06) a Câmara Municipal de Mata de São João realizou Sessão Extraordinária para discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo que rejeita o veto do Prefeito Municipal ao reajuste da Bolsa Faculdade do Grupo dos Universitários Matenses (Guma).

Todos os vereadores estavam presentes e após leitura do parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final sobre as razões do veto ao projeto de lei nº 021/2019, foi iniciada a discussão do decreto e votação em ordem alfabética.

Além do voto em cédula devidamente assinada pelo presidente da Casa e carimbada, cada vereador teve dois minutos para justificativa. A base governista se mostrou a favor do veto do prefeito, o que foi confirmado após o fim da votação que durou cerca de meia hora.

A contagem foi rápida e por sete votos favoráveis e cinco contrários, ficou rejeitado o veto do Prefeito Marcelo Oliveira ao projeto do Legislativo que concede reajuste de 100% para os universitários matenses.

Na oportunidade o Presidente da Câmara, Agnaldo de Lulu, apresentou documentação comprovando que a Casa Legislativa fez devolução de R$ 610.211,24 para a Prefeitura Municipal, garantindo assim a devolução do repasse.

“A Câmara fez valer a sua independência, fez valer a sua força perante a população e respeito que tem à comunidade. Nós já garantimos a devolução dos recursos para que o prefeito possa efetuar o repasse de 100% do reajuste dos universitários a partir deste segundo semestre”, disse o vereador Tiago de Zezo (PT).

Com a rejeição ao veto, o Executivo tem praz de 48 horas para promulgar a Lei e efetivar o reajuste que beneficia cerca de 500 universitários da cidade, estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes do município.

“Estamos aqui a favor do povo de Mata de São João, então aqui o fato de ser matense falou mais alto. Chega de baixar a cabeça para essa administração, ou então só balançar a cabeça como lagartixa para o prefeito. Estamos aqui para dizer sim para a população de Mata de São João, parabéns universitários, essa vitória é de vocês”, declarou Pastor Sandro (PRB) que é presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

“Estamos vivendo um momento surpreendente em Mata de São João, um momento único. Fico feliz de estar participando, de estar dando essa contribuição indispensável. A pauta da educação é a mais importante que a gente pode ter para uma nação civilizada. Os universitários merecem todo nosso respeito, todo nosso apoio, não estamos fazendo nada que a prefeitura não tivesse obrigação e condição financeira de cumprir. Parabéns a todos os vereadores que votaram pela derrubada do veto e a favor do decreto legislativo. Isso vai ficar na história de Mata de São João para as próximas gerações. Estou extremamente orgulhoso, extremamente feliz”, comemorou Agnaldo de Lulu, Presidente da Câmara Matense.